30 de agosto de 2011

Morumbi além do estádio: saiba um pouco mais sobre o ‘Morumbi Tour’

Blog foi fazer o tour que apresenta muito além do que o torcedor imagina do estádio

Por Rebeca Salgado, às 15h47

Estádio Cícero Pompeu de Toledo (foto), o conhecido Morumbi, localizado na Praça Roberto Gomes Pedrosa. Alguns só o conhecem em dia de jogo, quando passam dos portões para torcer pelo São Paulo ou por outro time que esteja no gramado, outros sabem que ali existem coisas além do estádio, mas não o exatamente o que é.

Foi pensando nisso que o ‘Passaporte FC’, a agência de turismo oficial do clube, teve a ideia de começar o ‘Morumbi Tour’, um passeio completo por todas as áreas do estádio, onde o visitante tem o prazer de conhecer melhor a casa de seu time.

O passeio tem início no chamado ‘Morumbi Concept Hall’ (foto), uma área que abriga as lojas oficiais do São Paulo, além de uma livraria, bares e camarotes exclusivos que funcionam não somente em dia de jogo, mas todos os dias. O Espaço Unyco, inaugurado no começo de 2009, por exemplo,  está ficando conhecido não por abrigar os torcedores em dias de jogo, mas sim pelas festas aos sábados, com apresentações de grupos de pagode e sertanejo, além da tradicional feijoada como acompanhamento.

A ideia de que até a Copa do Mundo de 2014, o Concept Hall seja transformado em um centro de comercialização, um mini-shopping dentro do estádio, visando a comodidade e a modernização para o torcedor/cliente.

Do futuro shopping, o tour continua pelo Salão Nobre, onde o presidente Juvenal Juvêncio se reúne com dirigentes, departamento técnico, jogadores e convidados antes, durante ou depois da partida. O salão nobre abriga imagens de todos os presidentes do clube, bem como taças dos campeonatos mais importantes já disputados. É no segundo andar desse salão que fica o  melhor local para se ver uma partida do Tricolor, no entanto, um local restrito: o camarote da presidência (foto).

Cerca de 30 pessoas e o presidente desfrutam de uma sala toda climatizada, com 2 televisores plasma, uma copa, dois banheiros e a melhor vista para o estádio que se pode ter.

Do Salão Nobre, partimos ao lugar que guarda as conquistas do São Paulo não somente como clube de futebol. O Memorial Luiz Cássio dos Santos Werneck, inaugurado em 1994, guarda toda a história do clube, desde seu início, quando ainda era conhecido como ‘São Paulo da Floresta’. Taças, medalhas, uniformes, flâmulas, homenagens de outros clubes e até mesmo objetos pessoais de atletas de atletismo, vôlei, bocha, futebol feminino e masculino, basquete e boxe.

Além disso, o Memorial é a área aonde se pode conhecer a história do São Paulo, desde seu início, os presidentes que passaram pelo clube, a construção do Morumbi e toda a trajetória que fez o clube do Morumbi se tornar o que é hoje: um campeão reconhecido mundialmente.

O tour prossegue por uma área restrita à imprensa: as salas de coletivas, onde técnicos e jogadores dão entrevistas após a partida. O Morumbi conta com duas salas totalmente diferentes para o São Paulo e para o adversário. Após a passagem pela sala de coletiva de imprensa, seguimos para uma área ainda mais restrita: os vestiários.

A visita pelo vestiário Tricolor se torna algo emocionante quando descobrimos um lado religioso e cuidadoso do time: uma imagem de Jesus Cristo na cruz e de Nossa Senhora de Aparecida acompanham o time nas partidas e ali cada um tem o seu momento de fé e sabedoria para entrar no jogo. 

Além da mini-capela, o espaço dos jogadores conta com um mini-gramado para aquecimento e treinamento dos atletas, uma copa, uma sala de massagens, uma sala de reuniões e o vestiário em si, aonde cada jogador chega somente com o trabalho de colocar o uniforme e ir para o gramado. Os uniformes ficam separados por nomes: cada jogador tem sua foto colada na parede e um armário exclusivo para guardar seus pertences.

O último lugar em que visitamos no Morumbi é o que é o mais importante em si: a arena do jogo, o gramado. O estádio passa por manutenção diária no gramado, com 6 profissionais se revezando para cuidar da grama ‘bermuda’, regar, cortar e deixá-la com a aparência de um grande tapete felpudo. As arquibancadas também passam por limpeza diária e manutenções preventivas.

Ao contrário do que se imagina, o maior público já presente no estádio não foi em uma partida de futebol e sim num evento social, o Congresso de Testemunhas de Jeová, no ano de 1985, que reuniu 163 mil pessoas. O segundo maior público ficou a cargo de uma partida entre Ponte Preta e Corinthians, no Campeonato Paulista de 1977, com 146 mil pessoas assistindo a vitória por 2 a 1 da Ponte. Hoje, o Morumbi tem capacidade atual para 73.501 torcedores sentados.

O Morumbi Tour, inaugurado no ano passado, já atendeu cerca de 10 mil pessoas em seu 1 ano de funcionamento. Atualmente, o tour conta com 2 horários na parte da manhã e 2 no horário da tarde, mas devido a grande demanda de público, o Passaporte FC já visa aumentar o número de horas de atendimento.

Quem quiser fazer essa visita fantástica pelo Estádio Cícero Pompeu de Toledo, pode entrar em contato com o Passaporte FC através do site ou então pelo telefone (11) 3739-5222 . O Morumbi Tour funciona de terça à sábado, com saídas às 10h00, 12h00, 14h00 e 15h30; e aos domingos  com saídas às 11h30 e 13h30.

Nenhum comentário:

Postar um comentário