11 de agosto de 2011

São Paulo busca segunda vitória contra Renato Gaúcho

Jogando em casa, Tricolor quer vencer o Atlético Paranaense para encostar nos líderes.

Por Mario Terra Neto às 05h06


Após a derrota de 2 a 1 nos acréscimos para o Ceará na Copa Sul-Americana, o São Paulo busca a reabilitação contra um velho conhecido. Pela segunda vez no ano, o Tricolor enfrentará uma equipe comandada por Renato Gaúcho. O Morumbi será outra vez palco do encontro e o time São-paulino conta com a volta de alguns reforços. Do outro lado, o ex-treinador do Grêmio terá a missão de motivar a equipe após a derrota de 1 a 0 para o Flamengo, também pela Copa Sul-Americana.

Renato Gaúcho não passa por uma boa fase. (Foto: Edu Andrade / Agência Estado)


O São Paulo leva vantagem no retrospecto. No primeiro confronto, válido pela 4ª rodada do Brasileirão, o Tricolor venceu no Morumbi o Grêmio por 3 a 1, com gols de Casemiro, Marlos e Jean. Na ocasião, o time paulista era comandado por Paulo Cesar Carpegiani e, Renato, estava  à frente do time do Rio Grande do Sul. Em uma partida bem jogada, o time do Morumbi ditou o ritmo e comandou o meio de campo explorando bem as jogadas de linha de fundo. Fato é que, na oportunidade, o São Paulo contava com Rodrigo Souto e Wellington como volantes. A Dupla era responsável pelo alto nível de marcação liberando Casemiro ao ataque. A vitória contra o Grêmio foi a quarta seguida do time paulista na competição, confirmando assim, os 100% de aproveitamento.

Daquela equipe, o São Paulo não contará com alguns jogadores: Casemiro e Bruno Uvini (servindo a seleção Sub-20); Xandão e Luiz Eduardo (ambos lesionados) e o próprio Rodrigo Souto (vendido na janela de transferências).

Renato reclamando com arbitragem (Foto: Edu Andrade / Agência Estado)
Além disso, o treinador do Atlético Paranaense terá outro adversário: Os números. Afinal, o time de Curitiba venceu somente um jogo fora de casa até agora (3 a 0 contra o Atlético-GO). São 7 derrotas em 8 jogos, ou seja, 3 pontos ganhos em 24 disputados fora da Arena da Baixada. O time está ocupando a 18 posição da tabela com 12 pontos ganhos, e somente uma vitória aumentaria a esperança do time sair do Z4. Curiosamente, se vencer e os 3 times acima perderem seus respectivos jogos, Renato pode mandar o ex-clube para a zona de rebaixamento.

No lado tricolor, Adilson terá o retorno de Lucas , voltando da seleção brasileira depois  da derrota de 3 a 2 no amistoso contra a Alemanha. O dono da camisa 7 tricolor não atuou no jogo. Hoje, o São Paulo está com 31 pontos, 4 à mais que o quarto colocado na tabela, oque lhe garante a Terceira colocação isolada mesmo em caso de derrota.

O time treina essa semana para enfrentar o Atlético Paranaense, no Moumbi, às 18h30m do Sábado, dia 13.




Vozão dita o ritmo e São Paulo cede nos acréscimos.

 Nicácio marca nos minutos finais e garante vantagem Cearense para o jogo de volta em São Paulo


Por Mario Terra Neto às 11h40

Nicácio comemora gol da virada no Presidente Vargas
Apesar de uma sequência ruim no Brasileirão, a torcida do Vozão não tem do que reclamar do jogo de hoje. O time comandado por Vagner Mancini veio para suar a camisa dentro de campo e demonstrar que, o fato do calor que fazia no Presidente Vargas, não iria interferir no desempenho do time. Embalado pelo bom momento, o São Paulo veio confiante mesmo com os desfalques, o fato de jogar fora de casa e ser a primeira partida da Copa Sul-Americana. Superior o jogo inteiro, o Ceará via Rogério fechar o gol Tricolor e passava a impressão que a partida seria um sufoco. E de fato foi. Porém, para o time visitante que, mesmo inaugurando o placar, viu o Ceará fazer 2 a 1 nos acréscimos e levar a vantagem do empate para o jogo de volta, em São Paulo.

Com um começo explosivo das duas equipes, o Tricolor abriu o placar com Rivaldo. Rudnei empatou o jogo, no final da primeita etapa, com um golaço de letra para alegria dos pagantes. Denílson foi expulso logo depois do intervalo que complicou a vida para o visitante.

O próximo confronto será dia 24, no Morumbi. O Ceará leva a vantagem do empate e, cabe ao Tricolor fazer 1 a 0 para ficar com a vaga, fazendo valer o critério de saldo de gols fora. O mesmo vale para o Ceará que, se fizer fora, também usa da vantagem. O resultado igual leva a partida para decisão por pênaltis.

As duas equipes jogam no fim de semana pelo campeonato Brasileiro. O Ceará enfrenta o Corinthians no Pacaembu, às 16h do domingo, e o São Paulo enfreta o Atlético Paranaense, em casa às 18h30m de sábado.

RELATO DO JOGO 

No Primeiro tempo, o jogo começou muito movimentado. O Ceará de Vagner Macini veio com três homens de frente: Osvaldo, Roger e Felipe Azevedo. Já Adilson não contava com todos os titulares devido a lesões e convocações e escalou Fernandinho e Cícero na ofensiva São-paulina. O jogo começa quente e nos primeiros 15 minutos, foram 7 oportunidades de gol, 4 delas do Ceará, que pararam nas grandes defesas do arqueiro tricolor. Era lá e cá. O Ceará atacava, parava nas mãos de Rogério, que armava o contra ataque com reposições rápidas, e pegava o time cearense desorganizado. Já do lado Tricolor, foram três chances dentro da grande área do Ceará desperdiçadas. A mais bonita delas foi, em cruzamento vindo pela esquerda do ataque, Cícero encontra espaço na marcação e emenda uma bonita bicicleta que acerta o meio do gol. Diego, bem colocado, faz fácil defesa. Um começo de jogo que vale o ingresso do torcedor presente no Presidente Vargas.

Aos 15, o Ceará começou a dominar o jogo e pressionou o São Paulo com jogadas de linha de fundo. Rogério, em noite inspirada faz 2 defesas milagrosas nas finalizações de Rudnei e Roger. Aos 22, o jogo era tão corrido que, Roger, de carrinho, quase inaugura o placar. Rogério faz defesa de inacreditável reflexo. O capitão tricolor liga o contra ataque rápido e, depois de uma confusão no meio, a bola sobra para Fernandinho disparar pela esquerda e cruza para Rivaldo só estufar a rede. O São Paulo faz 1 a 0 quando o Ceará estava melhor na partida.

Rudnei é comprimentado por jogadores após golaço de letra. (Foto: L.C. Moreira)
Apesar do placar, o Ceará continuou a pressão. No entanto, o São Paulo cadenciou o jogo no meio e, predendo a bola no ataque, dava sinais de equilibar a partida. Aos 40, Diego Sacoman cobra falta forte e Rogério, mais uma vez, salva o Tricolor. O jogo se encaminhava para o intervalo quando Osvaldo faz boa jogada na direita do ataque cearense, deixa dois marcadores para trás e cruza na pequena área. Rudnei aparece livre e, de letra, faz um golaço. Era o empate do Vozão nos acréscimos.

Começa o segundo tempo e Adilson é obrigado a substituir Rhodolfo, sentindo dores na coxa, por Jean, recuando Denílson para o miolo da zaga junto com João Filipe. Como tudo que está ruim pode piorar, no primeiro minuto Osvaldo avança pelo meio e o camisa 15 tricolor, que já recebeu cartão amarelo, comete falta. Era o segundo do jogador que é expulso de campo. O treinador cereanse opta por trocar Roger que dá lugar ao artilheiro da equipe no ano, Marcelo Nicácio.Do lado Tricolor, Adilson coloca Piris na zaga e deixa Jean na lateral direita.

Para supresa de todos presentes no Presidente Vargas, o São Paulo equilibra as ações com um homem a menos. Agora o time paulista jogava com Fernandinho e Juan pelas alas, Rivaldo isolado no meio e Cícero de tecerio volante. Do lado Cearense, Osvaldo perdeu o gás e com isso o ritmo da equipe nordestina caiu de rendimento.

A torcida do Vozão não para de cantar um só minuto e vê o visitante fazer mais uma alteração por lesão. Se já não bastasse, agora é a vez de Fernandinho sentir dores e dar lugar a Marlos, deixando claro a intenção de continuar com velocidade nos contra ataques sem perder a boa marcação no meio. O Jogo esfria e Vagner Mancini resolve apostar todas as fichas em mais um homem de frente. Entra Washington e deixa o campo o lateral direito Boaideiro. Agora o Ceará joga com 3 homens de frente e Felipe Menezes recuado ajudando a municiar o ataque nordestino.

Perigo mesmo só foi acontecer aos 30, quando Nicácio e Michel tiveram boas oportunidades, porém param nas boas defesas do Capitão Tricolor. Adilson dá a última cartada e saca Rivaldo, cansado, dando lugar ao jovem Henrique Miranda na lateral esquerda e, com isso, Juan mais livre para jogar no meio. 

A partida chegava ao fim e o Ceará, empurrado pela torcida, abafa e encurrala o Tricolor. Era ataque contra defesa nesse momento. O Ceará parava nas boas defesas de Rogério e na boa atuação do paraguaio Piris, jogando bem na posição de zagueiro central. Nos últimos minutos Ceni salva com os pés o chute de Nicácio dentro da área. As 42, Rogério levou a melhor novamente em finalização do ataque nordestino. Mas como o artilheiro do Ceará costumar infernizar, após disputa na grande área, Nicácio viu a bola sobrar redondinha para soltar uma bomba que estufa a rede são-paulina. Fim de jogo, é o segundo do Ceará em jogo que o "décimo segundo" jogador do Vozão decidiu.
Nicácio, o décimo segundo jogador (Foto: Ag. Estado)











10 de agosto de 2011

Resultado Enquete: Você acredita na dupla Xandão e Rhodolfo para a zaga Tricolor?


Por Viviane Shimoshio 
78% dos leitores acreditam que Xandão e Rhodolfo não são a melhor dupla de zaga para o São Paulo e o time precisa contratar jogadores renomados para a posição. Além disso, apenas 7% acham que o clube deve investir em atletas da base. Outros 15% estão satisfeitos com a atuação dos zagueiros, e citam a falta de entrosamento entre os dois como um fator a ser superado ao longo da temporada.
No entanto, após a eliminação da Copa do Brasil, a campanha do São Paulo no Campeonato Brasileiro não é ruim: o clube é terceiro colocado, jogou quinze partidas, ganhou dez, empatou uma e perdeu quatro. Ou seja, tem aproveitamento positivo de aproximadamente 67% desde o início da competição, em maio.
Além disso, Xandão e Rhodolfo não atuaram em grandes sequências de jogos devido a contusões, por isso ainda pecam no entrosamento em campo.
Ainda assim, o Tricolor tem revelado bons nomes para a posição como Luiz Eduardo, Rodrigo Caio e Bruno Uvini. Porém, o São Paulo anda perdendo muitos jogadores para lesões e por isso, contratou às pressas João Filipe, nome que não agradou a torcida pelo fato do atleta ser reserva no Botafogo.

Outro fato do desespero são-paulino por um zagueiro é que João Filipe foi apresentado no sábado (6) e no dia seguinte, Adílson Batista o relacionou no time principal que enfrentou o Avaí, na Ressecada. Felizmente, o jogador é pé quente e o São Paulo venceu por 2 a 1.

A equipe Conexão Tricolor agradece todos que participaram da votação e convidamos nossos leitores a participarem da nova enquete do blog: Qual competição o SPFC deve priorizar?

História da Copa Sul-Americana

Por Gabriel Gama às 11:05h

A Copa Sul-Americana,cujo nome oficial é Copa Bridgestone Sudamericana por motivos de patrocínio, é uma competição internacional de clubes de Futebol da América do Sul,organizada pela Conmebol. Até 2010, era patrocinada pela Nissan e a partir desse ano será patrocinada pela Bridgestone. Substitituiu em 2002 as Copas Mercosul e Merconorte,que por sua vez substituíram em 1998 a Copa Conmebol e a Supercopa Libertadores da América. Disputada no segundo semestre,é a segunda competição mais importante do continente,só perdendo em importância para a Copa Libertadores da América.
A Copa Sul-Americana resultou da tentativa frustrada de se disputar uma Copa Pan-Americana de clubes, incluindo competidores das Américas Central e do Norte. Isso se reflete no convite de clubes filiados à Concacaf para suas edições mais recentes. A competição é integrada por clubes qualificados em geral graças a critério desportivo, embora até 2009 os clubes Boca Juniors e River Plate fossem sempre convidados pela AFA independentemente de desempenho técnico.
É considerada uma continuação da Copa Conmebol, disputada entre 1992 e 1999, que seria a sua precursora pelas formas muito similares de classificação, e por imitar seu formato em jogos de ida e volta.
Desde sua criação em 2002 (os clubes brasileiros só começaram a participar da competição no ano seguinte), o campeão se classifica para disputar a Recopa Sul-Americana no ano seguinte contra o campeão da Copa Libertadores da América no mesmo ano.
A partir da edição de 2007,o campeão também se classifica para disputar no ano seguinte,no Japão, a Copa Suruga Bank contra o campeão da Copa da Liga Japonesa do mesmo ano.
A partir da edição de 2010, a Conmebol incluiu uma vaga para o campeão da Copa Sul-Americana na edição seguinte da Copa Libertadores da América.
Os campeões foram os seguintes:
2002 - San Lorenzo (ARG)
2003 - Cienciano (PER)
2004 e 2005 - Boca Juniors (ARG)
2006 - Pachuca (MÉX)
2007 - Arsenal de Sarandí (ARG)
2008 - Internacional
2009 - LDU Quito (EQU)
2010 - Independiente (ARG)

Essa será a 6ª participação do São Paulo na competição. A última participação do São Paulo foi em 2008,quando foi eliminado ainda na fase nacional pelo Atlético Paranaense nos pênaltis. A melhor participação do Tricolor foi em 2003, quando chegou às semi finais sendo eliminado pelo River Plate (Argentina) nos pênaltis.

Lista de inscritos na Sul-Americana é definida pelo São Paulo

Por Gabriel Gama às 10:28h.

O técnico Adílson Batista definiu a lista dos 25 jogadores inscritos para a Copa Sul-Americana. Nessa quarta-feira (10) às 19:30h, o São Paulo fará a estreia na competição diante do Ceará,fora de casa. O jogo da volta será dia 24 de agosto,no Morumbi. Quem passar estará nas oitavas de final do torneio.
Ceará e São Paulo farão o primeiro duelo válido por uma competição continental,eles só haviam se enfrentado em competições nacionais. São Paulo e Ceará já se enfrentaram esse ano,mas foi pelo Campeonato Brasileiro,também em Fortaleza e no mesmo palco da partida de hoje,estádio Presidente Vargas. O resultado daquele jogo foi 2 a 0 para o São Paulo com gols de Marlos e Lucas.
Para o jogo de hoje contra o Ceará em Fortaleza, o São Paulo relacionou 17 jogadores,já que tem alguns atletas lesionados (Xandão, Luiz Eduardo, Luís Fabiano e Rodrigo Caio) e outros na Seleção Brasileira (Lucas,Casemiro e Bruno Uvini). Willian José e Henrique,que também estão na Seleção Sub-20,não foram inscritos. O técnico Adílson Batista poderá fazer 3 mudanças na lista até os jogos das semi finais da competição.
Confira os inscritos:
1- Rogério Ceni
2- Jean
3- Bruno Uvini
4- Rhodolfo
5- Wellington
6- Juan
7- Lucas
8- Casemiro
9-  Luís Fabiano
10- Rivaldo
11- Marlos
12- Fernandinho
13- Xandão
14- Cañete
15- Denílson
16- Cícero
17- Henrique Miranda
18- Rodrigo Caio
19- Luiz Eduardo
20- Carlinhos
21- João Filipe
22- Denis
23- Piris
24- Léo (goleiro)
25- Dagoberto

9 de agosto de 2011

SPFC já usou camisas de cor única em jogos oficiais


Sem uniforme reserva, equipe teve de improvisar e já vestiu azul e laranja

Por Viviane Shimoshio 

Você sabia que o Tricolor já usou uniformes de uma cor só? A primeira foi em 24 de agosto de 1969, quando ganhou o Troféu Colombino, em Huelva na Espanha. Ao disputar a final com o Real Madrid, cujo uniforme oficial é branco, o São Paulo como visitante teve de improvisar, já que não havia levado camisa reserva, e entrou em campo vestindo uma azul emprestada pelo Recreativo Huelva, organizadores do torneio.


Já em 1978 na Copa Libertadores, o São Paulo também sem uniforme reserva, teve de encarar o Palestino, do Chile vestindo camisas laranja. Como o time da casa vestia branco, o Tricolor emprestou as camisas do Unión Española.


Curiosamente, o clube paulista venceu as duas partidas em que atuou com uniformes diferentes: 2 a 1 contra o Real Madrid e 1 a 0 em cima do Palestino.


Entretanto, tal fato nunca mais se repetiu e, desde a sua fundação (1935), o São Paulo mudou pouca coisa em suas camisas.  O oficial sempre teve a camisa branca com três faixas horizontais à altura do peito, sendo a primeira vermelha, a do meio branca e por último a preta. Já o segundo é todo composto por listras vermelhas, brancas, pretas e brancas novamente em vertical.


O terceiro uniforme não é permitido pelo estatuto do clube. Mesmo assim, o Tricolor já produziu camisas alternativas, mas nunca foram usadas mais do que em uma partida. Atualmente, o clube usa o terceiro uniforme como “Camisa Oficial da Torcida Tricolor” em que não se usa em jogos oficiais, e sim comercializado junto aos torcedores.

(Camisa oficial do SPFC em 1969 e ao lado camisa azul do Recreativo Huelva, da Espanha, usada no jogo contra o Real Madrid)

(Camisa oficial do São Paulo em 1978 e ao lado camisa laranja do Unión Española, do Chile, usada no jogo contra o Palestino)


*Imagens retiradas do livro “A história das camisas dos 12 maiores times do Brasil”, de Paulo Gini e Rodolfo Rodrigues

8 de agosto de 2011

São Paulo anuncia hoje a lista de inscritos para a Copa Sul-Americana

Luis Fabiano, mesmo machucado, deve estar na lista e Ilsinho, sem a situação regularizada, é dúvida

Por Rebeca Salgado, às 11h12

O São Paulo entrará em campo na quarta-feira (10) para disputar o primeiro jogo da Copa Sul-Americana, contra o Ceará, no estádio Presidente Vargas, em Fortaleza, a partir das 19h30. A lista de jogadores inscritos na competição deve ser anunciada hoje pelo técnico Adilson Batista.

Adilson pode relacionar apenas 25 nomes e para a escolha é preciso avaliar alguns pontos. Luis Fabiano deve estar presente na lista. Mesmo se recuperando de uma cirurgia, ele tem previsão de volta aos gramados entre o final desse mês e o começo do mês que vem, o que daria a ele tempo para jogar a Copa. Os zagueiros Xandão e Luiz Eduardo, que também estão contundidos, devem ser relacionados. Hoje o treinador conta com apenas 20 atletas em condições de jogo.

Um nome que pode ficar fora dessa lista é o lateral Ilsinho (foto). O contrato do jogador com o São Paulo vai somente até domingo e até o momento diretoria e atleta não chegaram em um acordo que apontasse renovação. Ilsinho tenta fechar contrato com alguma equipe do Exterior e devido às lesões que ele sofreu na temporada, o São Paulo acenou com uma redução salarial para fechar um novo vínculo.

*Com informações do GloboEsporte.com
*crédito da imagem: Luiz Pires/VIPCOMM

Melhores momentos: Avaí 1 x 2 São Paulo

Por Rebeca Salgado, às10h47

Não viu o jogo?
Acompanhe os melhores momentos da partida no vídeo abaixo:



*Vídeo: Globo.com

7 de agosto de 2011

Cícero substitui Rivaldo, faz 2 gols e dá vitória ao Tricolor

Fora de casa, São Paulo consegue mais uma vitória e se mantêm no G4 do Brasileirão.

Por Mario Terra Neto, às 21h33


Foto: GLOBOESPORTE.COM
Apesar de não trazer boas recordações aos sãopaulinos, o estádio da Ressacada foi palco de mais uma vitória tricolor longe do Morumbi. Hoje, o time paulista venceu por 2 x 1 o Avaí, garantindo ao torcedor uma "folga" na tabela e a tranquilidade para a estreia da equipe na Copa Sulamericana. Já o time de Santa Catarina,  não repetiu as boas atuações de quando eliminou o São Paulo da Copa do Brasil e, apesar de sair na frente do marcador, não resistiu a pressão e cedeu a virada confirmando, cada vez mais, a estatística de pior mandante do Brasileirão.

Destaque do jogo, Cícero estreia como titular marcando dois gols e, contando com uma noite inspirada de Lucas e Dagoberto, foi protagonista da virada tricolor. João Filipe, estreiando na zaga, passou por momentos ruins no primeiro tempo, porém manteve uma postura firme e tranquila, oque garantiu uma boa atuação na etapa final.

Cícero faz 2 gols na sua estreia como titular do São Paulo - Foto: Léo Pinheiro/Terra

Ainda buscando os líderes, o São Paulo soma 3 pontos e garante o terceiro lugar por, pelo menos, duas rodadas. Isso porque, mesmo se perder o próximo jogo e, Vasco e Palmeiras vencerem seus respectivos jogos, conseguiriam somar 30 pontos. Com o termino da rodada, o Tricolor agora têm 31 pontos,  um atrás do Corinthians (Com um jogo a menos) e dois pontos atrás do Flamengo. Na próxima quarta-feira (10), o São Paulo encara, às 19h30 no Presidente Vargas, em Fortaleza o Ceará, estreia da equipe na Copa Sulamericana. Já sábado (13), às 18h30 no Morumbi, enfrenta o Atlético Paranaense, jogo válido pela décima sexta rodada do Brasileirão 2011.

Coincidências entre São Paulo e Avaí

Por Gabriel Gama às 18:30h.

São Paulo irá jogar nesse domingo (7) às 18:30h no estádio da Ressacada em Florianópolis, a equipe do Avaí válido pela 15ª rodada do Campeonato Brasileiro de 2011.
O jogo mais importante entre os dois clubes,aconteceu nesse ano,quando São Paulo e Avaí decidiram uma vaga para as semi-finais da Copa do Brasil. Com o resultado de 1 a 0 para o São Paulo no estádio do Morumbi e 3 a 1 para o Avaí no jogo da volta na Ressacada, o Avaí acabou eliminando o São Paulo da Copa do Brasil de 2011,o Avaí seria eliminado na semi-final pelo Vasco da Gama que seria o campeão.
O atual treinador do Avaí,Alexandre Gallo, era volante quando jogador e foi campeão paulista com o São Paulo em 1998.
São Paulo e Avaí ganharam seus respectivos estaduais no mesmo ano nos anos de 1943, 1945 e 1975.