Em noite fria Tricolor bate o Bahia e volta a encostar no líder Corinthians
Por Viviane Shimoshio
Nesta quinta-feira (4) o São Paulo venceu o Bahia no Morumbi por 3 a 0. A vitória, primeira de Adílson Batista no comando do time em casa, garantiu à equipe o terceiro lugar na tabela e diminuiu em três pontos a diferença para o líder Corinthians. Além disso, Rogério Ceni protagonizou fato que levantou a torcida tricolor: marcou seu centésimo gol em jogos oficiais pela FIFA.
Para a partida, o São Paulo apresentou desfalques na zaga: o time já não contava com o zagueiro Xandão, que se machucou no jogo contra o Vasco e, também perdeu o jogador que o substituiria, Luis Eduardo. O “zagueiro improvisado”, sofreu uma fratura na mão esquerda durante treino e ficará fora dos gramados por aproximadamente quinze dias.
Para a vaga, Adílson Batista escalou o jovem Rodrigo Caio, de 17 anos que surpreendeu a todos e fez uma boa partida. Mesmo com dores no joelho esquerdo, o garoto continuou em campo e, surpreendentemente, o Tricolor não tomou nenhum gol, fato que não ocorria desde que o técnico assumiu o comando do time.
No primeiro tempo, o São Paulo saiu na frente após cobrança de falta em que Rogério Ceni bateu e, Titi levou a mão na bola dentro da área. O juiz apontou pênalti que o próprio goleiro converteu e abriu o placar no Morumbi. Com o feito, Rogério soma 102 gols em sua carreira, sendo que esse é o centésimo em jogos oficiais da FIFA.
Ainda na primeira etapa a zaga baiana bobeou na saída de bola, Dagoberto aproveitou e sozinho avançou na grande área, esperou a saída de Marcos Lomba e por cobertura marcou o segundo do Tricolor na partida.
Já na segunda etapa, o Bahia pressionava e levou perigo ao gol são-paulino. Mas, com nova bobeada na saída de bola baiana, a redonda sobrou nos pés de Lucas que, sozinho pela direita, invadiu a área e chutou sem chances de defesa para o goleiro: foi o terceiro do tricolor que parou por aí.
O resultado levantou a torcida são-paulina que, apesar do frio na capital paulista, compareceu em bom número ao estádio. E, se no começo da partida o time foi recebido no gramado sob vaias, com a vitória a equipe saiu aplaudida e ao som do hino do clube entoado pelos torcedores.
No entanto, o Tricolor ainda encontra dificuldades para enfim fazer as pazes com a torcida. Tanto que, apesar de não jogar bem, o Bahia levou perigo ao gol são-paulino exigindo boas defesas de Rogério.
Outro que não está agradando a torcida é Ivan Piris. O jogador contratado para reforçar a equipe paulista não jogou bem em sua estréia contra o Vasco, e repetiu o mal futebol contra o Bahia. Além disso, recebeu o segundo cartão amarelo na partida e foi expulso ainda no início da segunda etapa.
Na próxima rodada o São Paulo vai até Santa Catarina e enfrenta o Avaí, domingo (7) às 18h30 na Ressacada. Já o Bahia recebe o Atlético-GO no Estádio de Pituaçu (BA), também no domingo às 18h30.
Ficha técnica: São Paulo 3 x 0 Bahia
São Paulo: Rogério Ceni; Piris, Rhodolfo, Rodrigo Caioe Juan; Denílson, Carlinhos Paraíba (Cícero 42’/2ºT), Wellington e Rivaldo (Ilsinho 14’/2ºT); Lucas e Dagoberto (Fernandinho 33’/2ºT). Técnico: Adílson Batista.
Bahia: Marcelo Lomba; Marcos, Titi, Paulo Miranda e Ávine (Gabriel 36’/2ºT); Fabinho, Fahel, Diones (Ricardinho 1’/2ºT) e Lulinha; Jobson e Reinaldo (Junior 22’/2ºT) Técnico: René Simões.
Árbitro: Márcio Chagas da Silva Auxiliares: Marcelo Bertanha Barison e José Chaves Franco Filho.
Cartões amarelos: Ivan Piris (SPO); Paulo Miranda, Fahel, Lulinha e Marcos (BAH).
Cartões vermelhos: Ivan Piris (SPO).
Gols: Rogério Ceni, 28’/1ºT, Dagoberto 44’/1ºT e Lucas 5’/2ºT (SPO).
Estádio: Morumbi, São Paulo (SP)
Data/hora: 04/08/2011 – 21h00
Público: 11.262 pagantes