10 de agosto de 2011

História da Copa Sul-Americana

Por Gabriel Gama às 11:05h

A Copa Sul-Americana,cujo nome oficial é Copa Bridgestone Sudamericana por motivos de patrocínio, é uma competição internacional de clubes de Futebol da América do Sul,organizada pela Conmebol. Até 2010, era patrocinada pela Nissan e a partir desse ano será patrocinada pela Bridgestone. Substitituiu em 2002 as Copas Mercosul e Merconorte,que por sua vez substituíram em 1998 a Copa Conmebol e a Supercopa Libertadores da América. Disputada no segundo semestre,é a segunda competição mais importante do continente,só perdendo em importância para a Copa Libertadores da América.
A Copa Sul-Americana resultou da tentativa frustrada de se disputar uma Copa Pan-Americana de clubes, incluindo competidores das Américas Central e do Norte. Isso se reflete no convite de clubes filiados à Concacaf para suas edições mais recentes. A competição é integrada por clubes qualificados em geral graças a critério desportivo, embora até 2009 os clubes Boca Juniors e River Plate fossem sempre convidados pela AFA independentemente de desempenho técnico.
É considerada uma continuação da Copa Conmebol, disputada entre 1992 e 1999, que seria a sua precursora pelas formas muito similares de classificação, e por imitar seu formato em jogos de ida e volta.
Desde sua criação em 2002 (os clubes brasileiros só começaram a participar da competição no ano seguinte), o campeão se classifica para disputar a Recopa Sul-Americana no ano seguinte contra o campeão da Copa Libertadores da América no mesmo ano.
A partir da edição de 2007,o campeão também se classifica para disputar no ano seguinte,no Japão, a Copa Suruga Bank contra o campeão da Copa da Liga Japonesa do mesmo ano.
A partir da edição de 2010, a Conmebol incluiu uma vaga para o campeão da Copa Sul-Americana na edição seguinte da Copa Libertadores da América.
Os campeões foram os seguintes:
2002 - San Lorenzo (ARG)
2003 - Cienciano (PER)
2004 e 2005 - Boca Juniors (ARG)
2006 - Pachuca (MÉX)
2007 - Arsenal de Sarandí (ARG)
2008 - Internacional
2009 - LDU Quito (EQU)
2010 - Independiente (ARG)

Essa será a 6ª participação do São Paulo na competição. A última participação do São Paulo foi em 2008,quando foi eliminado ainda na fase nacional pelo Atlético Paranaense nos pênaltis. A melhor participação do Tricolor foi em 2003, quando chegou às semi finais sendo eliminado pelo River Plate (Argentina) nos pênaltis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário