9 de agosto de 2011

SPFC já usou camisas de cor única em jogos oficiais


Sem uniforme reserva, equipe teve de improvisar e já vestiu azul e laranja

Por Viviane Shimoshio 

Você sabia que o Tricolor já usou uniformes de uma cor só? A primeira foi em 24 de agosto de 1969, quando ganhou o Troféu Colombino, em Huelva na Espanha. Ao disputar a final com o Real Madrid, cujo uniforme oficial é branco, o São Paulo como visitante teve de improvisar, já que não havia levado camisa reserva, e entrou em campo vestindo uma azul emprestada pelo Recreativo Huelva, organizadores do torneio.


Já em 1978 na Copa Libertadores, o São Paulo também sem uniforme reserva, teve de encarar o Palestino, do Chile vestindo camisas laranja. Como o time da casa vestia branco, o Tricolor emprestou as camisas do Unión Española.


Curiosamente, o clube paulista venceu as duas partidas em que atuou com uniformes diferentes: 2 a 1 contra o Real Madrid e 1 a 0 em cima do Palestino.


Entretanto, tal fato nunca mais se repetiu e, desde a sua fundação (1935), o São Paulo mudou pouca coisa em suas camisas.  O oficial sempre teve a camisa branca com três faixas horizontais à altura do peito, sendo a primeira vermelha, a do meio branca e por último a preta. Já o segundo é todo composto por listras vermelhas, brancas, pretas e brancas novamente em vertical.


O terceiro uniforme não é permitido pelo estatuto do clube. Mesmo assim, o Tricolor já produziu camisas alternativas, mas nunca foram usadas mais do que em uma partida. Atualmente, o clube usa o terceiro uniforme como “Camisa Oficial da Torcida Tricolor” em que não se usa em jogos oficiais, e sim comercializado junto aos torcedores.

(Camisa oficial do SPFC em 1969 e ao lado camisa azul do Recreativo Huelva, da Espanha, usada no jogo contra o Real Madrid)

(Camisa oficial do São Paulo em 1978 e ao lado camisa laranja do Unión Española, do Chile, usada no jogo contra o Palestino)


*Imagens retiradas do livro “A história das camisas dos 12 maiores times do Brasil”, de Paulo Gini e Rodolfo Rodrigues

Um comentário: